física de astropartículas e cosmologia
A Física de Astropartículas é um novo tópico de pesquisa na intersecção entre a física de partículas, astrofísica e cosmologia. Seu objetivo é tratar de questões fundamentais relacionadas à natureza dos constituintes básicos do universo, e sua relação com a origem e evolução do universo.
Meu principal tópico de interesse de pesquisa é toda a área de física de astropartículas. No entanto, minhas atividades estão relacionadas principalmente à natureza, origem e propagação dos raios cósmicos ultra-energéticos (UHECRs). Também tenho interesse em campos magnéticos cósmicos e seu papel no universo primordial, bem como seus efeitos sobre a propagação de UHECRs. Como parte do meu doutorado estudei diversos aspectos de propagação de partículas em campos magnéticos. Tenho usado extensivamente e trabalhado no desenvolvimento do código CRPropa, para propagar UHECRs no universo.
Recentemente meu interesse voltou-se para raios gama de alta energia, que proporcionam informações astrofísicas únicas e sondam o universo, particularmente campos magnéticos cósmicos, até grandes distâncias.
No meu mestrado estudei a deflexão de UHECRs em diferentes modelos de campo magnético galáctico. Particularmente, analisei a orientação (ângulo com relação a uma determinada linha de referência) de filamentos ordenados por energia (multipletos), que surgem devido à ação do campo magnético galáctico, visando restringir modelos deste campo. Eu e outros membros do grupo de pesquisa trabalhamos no desenvolvimento de um novo método para identificar UHECRs, o que levou ao desenvolvimento de um código público para efetuar transformada de wavelets na esfera, chamado SWAT (Spherical Wavelet Analysis Tool).
Desde a iniciação científica tenho trabalhado em temas relacionados ao Observatório Pierre Auger, principalmente métodos de identificação de anisotropias (pequena e larga escala), fontes astrofísicas aceleradoras partículas a energias ultra-altas, e efeitos de campos magnéticos cósmicos sobre a direção de chegada de UHECRs.
Recentemente tenho trabalhado também com a propagação de raios gama de alta energia no universo, e o efeito de campos magnéticos cósmicos no desenvolvimento das cascatas eletromagnéticas iniciadas por estes raios gama no meio interestelar. Outro assunto em que tenho trabalhado são simulações magnetohidrodinâmicas do universo, a fim de restringir modelos de fontes de raios cósmicos ultra-energéticos, além de compreender questões relacionadas à distribuição de matéria no universo.